top of page

A IMPORTÂNCIA E OBRIGATORIEDADE DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA MENSAL NO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO.

Atualizado: 20 de fev. de 2019

Poucas pessoas sabem, mas agora a manutenção preventiva mensal no sistema de climatização de empresas e industrias é obrigatório conforme a Lei Federal 13.589/18 sancionada pelo então presidente Michel Temer.


Muito embora o órgão fiscalizador (ANVISA) ainda não esteja atuando incisivamente tendo em vista a novidade da lei e baixa divulgação, nada impede que sua empresa seja surpreendida por um fiscal exigindo a apresentação da PMOC emitida por uma empresa devidamente habilitada.

ABUSIVO!!!!!!! , ABSURDO!!!!!! são algumas das várias exclamações usadas por aqueles que tomam conhecimento do valor das multas que podem variar entre R$2.000,00 a estratosféricos R$1.400.000,00.

Mas.... será mesmo abusivo ou absurdo quando o assunto é a saúde de funcionários, clientes e visitantes ?


Creio que não, uma vez que estudos comprovam que o ar condicionado é um dos principais responsáveis pela disseminação de doenças e crises alérgicas por falta de manutenção pois tem ambiente propício para proliferação de bactérias e propagação de agentes virais através do ar expelido como o H1N1 que só entre 2017 e 2018 matou 650.000 pessoas ao redor do mundo.


Além do H1N1, outras doenças transmitidas pelo ar condicionado sem a devida Manutenção Preventiva Regular, são a Gripe Comum, Legionelose, Crises de Asma, Crises de Rinite, Amigdalite, Pneumonia Bacteriana Etc.....


Manter a Manutenção Preventiva Mensal em sua empresa, não evita apenas multas e doenças, ha também outros benefícios como; economia no consumo de energia elétrica, eficiência de refrigeração, extensão da vida útil do equipamento, redução de probabilidade de panes, redução da necessidade de substituição de peças e componentes e até mesmo evitar a perda total de equipamentos.


3 visualizações0 comentário
bottom of page